Robert Pardim
3 Comentários
Hoje em dia está cada vez mais comum em um projeto paisagístico vermos além de orquídeas, plantas floríferas, decorações exóticas… A grama também sendo utilizada no paisagismo residencial. E para não passar em branco resolvemos discutir este assunto tão próximo do nosso segmento.
Pra quem não conhece, a finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, permitindo melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Abrangendo todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. Até mesmo nos desertos só é notada a presença dos seres humanos nos oásis, onde existe vegetação nativa ligada à água. Desde as áreas rurais até as regiões metropolitanas, o paisagismo deve atuar como fator de equilíbrio entre o homem e o ambiente.
O
utro ponto interessante é que a utilização de áreas verdes nas grandes indústrias influencia positivamente para o aumento da produção, chegando a assegurar uma diminuição nos índices de acidentes de trabalho. Uma paisagem mais amena nas áreas das fábricas, suavizando a artificialidade metálica dos maquinários de trabalho, diminui a tensão dos trabalhadores.
É dito que a criação de jardins internos (paisagismo de áreas internas), em área comercial e residencial, comprova a necessidade do ser humano em manter-se ligado à natureza.
Em se tratando de paisagismo residencial, existem algumas espécies que naturalmente se destacam e que são mais procuradas pelos paisagistas em seus projetos em todo o mundo. Uma delas é a Grama Coreana (Zoysia Tenuifolia), espécie muito ornamental e que possui alto valor estético para o paisagismo. A coreana ou grama japonesa, possui lento crescimento e não é indicada para áreas com tráfego muito intenso, sendo este talvez os principais motivos para ser a “queridinha” dos profissionais da área.
Outra opção de grama para paisagismo residencial é da mesma família das Zoysia’s, sendo a grama mais versátil e utilizada praticamente para todos os fins de consumo, a Grama Esmeralda (Zoysia Japônica), com folhas delicadas, isenta de pelagem e livre de irritações na pele, tem coloração verde ornamental, com rápida adaptação climática e por não crescer muito, possibilita um intervalo maior entre as podas o que reduz muito a frequência de manutenção.
- JARDIM JAPONÊS
- JARDIM RESIDÊNCIAL
- PASSARELAS DE RESIDÊNCIAS
- BEIRA DE PISCINA
- COMO PRENCHIMENTO EM CANTEIROS E ESCADAS
- >EM CONJUNTO COM ARBUSTOS
- PRAÇAS
- RESORTS E CLUBES
Robert Pardim
Autor desse post, criador de conteúdos e um dos responsáveis pela administração do site centraldagrama.com
3 Comentários
Quero saber preço grama pra jardim
DICAS INTERESSANTES SOBRE CUIDADOS DE GRAMADOS
Olá, gostei muito das dicas e meu desejo é de fazer plantios para a venda, voces poderiam me dar algumas dicas referente a qualidade, adaptação das gramas por clima e região, preços no comércio e empreendedorism Paisagístico?nObrigado.